LAUDO COMPROVA: Respiradores da SESAB não servem para pacientes da UTI COVID-19
Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Villas Boas.
A denúncia foi publicada pelo blog Ilhéus Informe, mas já vem tomando corpo nos bastidores das redações. Aqui no Fala Mara já recebemos a denuncia de que, pelo menos na maioria dos hospitais Covid-19 da região, os respiradores são inadequados. Mas não tínhamos prova, só relatos à boca miúda.
Agora existe um laudo que pode servir de precedente para que se apure essas denúncias.
Segundo o Ilhéus Informe, em entrevista concedida no dia 11 de junho a uma rádio local, um blog da cidade de Itabuna, reproduziu a fala do então Secretário Municipal de Saúde Uildson Nascimento, onde o mesmo comentou que os respiradores doados pela SESAB – Secretaria de Saúde da Bahia, pasta comandada pelo médico cardiologista, Fábio Vilas Boas, não servem para serem utilizados em leitos de UTI COVID 19.
No mesmo dia o Secretário Estadual, no mesmo blog, contestou o ex Secretário, Uildson Nascimento, desqualificando-o.
No dia 12 de junho o mesmo blog publicou a matéria “ITABUNA: Presidente do Hospital de Base confirma que respiradores servem para UTIs Covid e que não serão devolvidos.
O Ilhéus Informe teve acesso com exclusividade ao laudo técnico que comprova a afirmação do ex Secretário, Uildson.
Ainda segundo uma fonte do blog, em reunião por video conferência no dia 15/06, diante dos Promotores de Justiça, o Presidente do Hospital de BASE, Roberto Gama, confirmou que os respiradores, de fato, não servem para serem utilizados em leitos de UTI de COVID 19, portanto, mais uma prova de que o ex Secretário falou a verdade.
Disse também que não há desassistência aos pacientes acometidos por corona vírus, porquanto que os respiradores doados pela SESAB foram substituídos por outros do hospital. Os Promotores de Justiça, então requisitaram ao Hospital de BASE que apresente um laudo comprovando que os respiradores doados pela SESAB, servem para utilização em outros leitos senão COVID 19.
“Quanto aos respiradores, outras 60 unidades estão em operação em unidades do estado funcionando perfeitamente. As especificações desse aparelho atendem ao que precisamos para a maioria dos pacientes alvo na atual situação de pandemia”, afirma a Sesab.
A intenção do Presidente do Hospital de BASE seria acobertar as falhas e erros cometidos pelo Secretário, Vilas Boas?
A sociedade itabunense e a Bahia esperam uma explicação do Secretário de Saúde do Estado e do Presidente do Hospital de Base.
O Laudo assinado pelo Engenheiro Clínico Pedro Eugênio aponta cerca de oito irregularidade nos aparelhos respiradores: seleção de oxigênio não confiável, falta de sensibilidade, válvulas internas descalibradas, dentre outras inconsistências.
"Um equipamento deste porte de extrema importância para o suporte a vida não pode ter as deficiências acima relatadas, pois qualquer uma delas pode comprometer a vida do paciente" relatou no Laudo Pedro Eugênio. A recomendação do laudo é que os equipamentos "não sejam colocado beira-leito para uso do paciente".
De acordo com o blog, ex-Secretário de Saúde de Itabuna não foi o unico a entrar em rota de colisão com Fábio Vilas Boas. A primeira foi a ex-Secretária de Saúde de Ilhéus, Elisângela que acabou sendo substituída pelo atual secretário, Geraldo Magela.
Veja o laudo assinado pelo Engenheiro Clínico Pedro Eugênio, após inspeção nos Aparelhos, realizada no último dia de Junho.
Fonte: Informe Ilhéus
Comentários
Postar um comentário
Seja bem vindo. Em breve responderemos.