GOVERNO DA BAHIA AINDA NÃO RECUPEROU OS 49 MILHÕES PAGOS POR COMPRA DE RESPIRADORES


Secretário de Saude da Bahia, Fábio Villas Boas, diz que "não é tão fácil reaver o dinheiro"

O governo alega que fakes news circularam sobre o assunto, mas o fato é que o Estado comprou, pagou e não recebeu os respiradores, que custaram 49 milhões aos cofres públicos.

O governo da Bahia ainda não recuperou os R$ 49 milhões perdidos com a compra de respiradores. Uma empresa da Califórnia nos Estados Unidos negociou 600 ventiladores pulmonares, mas não entregou os produtos. A aquisição dos equipamentos foi feita para atender as demandas de estados do Nordeste por causa da pandemia do coronavírus, e a Bahia representou a região no acordo.

Ontem, em entrevista à TV Bahia, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou “não é tão fácil” reaver o dinheiro. “Está caminhando. A parte toda burocrática da devolução está sendo tratada pela PGE (Procuradoria Geral do Estado). Precisa entender que foram feitos pagamentos para a empresa americana, que pagou para a distribuidora em Xangai, que pagou para a fábrica. Para conseguir tirar de volta, cada uma dessas etapas para trás, precisa de documentações formais.

Não é tão fácil quanto fazer o pagamento do Estado para lá. A volta é sempre um pouco mais difícil. Mas as coisas estão caminhando, as negociações estão andando. A empresa americana disponibilizou um escritório de advocacia em São Paulo para poder facilitar toda a papelada. Até o momento, estamos tranquilos com esse processo de devolução, que tem sido acompanhado diuturnamente por nós da secretaria e pela Procuradoria Geral do Estado”, declarou.

Na semana passada, o governador Rui Costa (PT) disse que o dinheiro seria recuperado na última sexta-feira. O petista ainda rebateu o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, que chegou a dizer que o governo baiano não iria recuperar o dinheiro porque a empresa americana não existe.
“Eu acho que o presidente da Câmara Brasil-China é a pessoa apropriada para falar da idoneidade de empresas chinesas. Não de empresa americana.

Eu quero reafirmar que nos contatos, inclusive, feitos hoje (na semana passada) com a empresa, que temos o contrato e não cumpriu os prazos, (a empresa) voltou a reafirmar que até sexta-feira (da semana anterior) a devolução dos recursos será feita ao governo do Estado da Bahia. E já fez o anúncio no contato com o Estado que abrirá uma ação indenizatória para processar todos aqueles que prejudicaram a imagem da empresa deles. Quando o recurso estiver no governo do Estado, o governo do Estado da Bahia vai acionar com ação penal e indenizatória a todos que divulgaram calúnia ou difamação sobre qualquer ação do Estado.

Infelizmente, há um verdadeiro estímulo nacionalmente para que calúnias, mentiras e notícias falsas sejam espalhadas pelo Brasil a fora e nós estamos entrando com diversas ações penais e representações também no Ministério Público para que o Ministério Público agir.

Em tempo de pandemia, o que nós precisaríamos é ter outro ambiente no Brasil, de seriedade, de cooperação. Onde muitos buscassem a ajudar, mas infelizmente muitos estão procurando tumultuar, mentir e caluniar”, afirmou o governador na semana passada.

Fonte: Rodrigo Daniel Silva para Tribuna da Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAIS UMA MORTE POR ATENDIMENTO INADEQUADO EM UPA COVID CHOCA REGIÃO (Veja vídeo)

Prefeitura de Porto Seguro confirma 3 casos de influenza pelo subtipo H3N2 e descarta surto no município

O DISCURSO INCÔMODO DE BOLSONARO