COM APENAS 10 LEITOS DE UTI HOSPITAL DE PORTO SEGURO É BASE REGIONAL E ATENDE 8 MUNICÍPIOS


Hoje os 10 leitos de UTI destinados á pacientes de Covid-19 estão com 80% de ocupação.

Esta semana a transferência de 2 pacientes de Covid-19 de Eunápolis para o Hospital Regional de Porto Seguro suscitou discussão nas redes sociais.

Para esclarecer a dúvida dos internautas e da população, o Fala Mara conversou com o secretário municipal de Saúde, Kerrys Ruas.

Por ser Base Regional de uma região que compreende oito municipios (Porto Seguro, Eunápolis, Itapebi, Itagimirim, Itabela, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Guaratinga), o HDLEM -Hospital Regional de Porto Seguro é a unidade referência para receber os casos mais graves de Covid-19 que necessitem de UTI.


Segundo Kerrys Ruas, Porto Seguro dispõe de 10 leitos de UTI, que não seriam suficientes nem para atender a demanda local, considerando-se o numero de habitantes (mais de 170 mil pessoas) e é  insuficiente pra atender à demanda de oito municípios (mais de 400.000).  "O governo do estado ficou de aumentar esse numero com pelo menos mais cinco leitos", resaltou Kerrys.

Ainda segundo o secretário, hoje os 10 leitos de UTI destinados á pacientes de Covid-19 estão com 80% de ocupação:

2 pacientes de Porto Seguro
4 pacientes de Eunápolis
2 pacientes de Itabela

"Na Upa Covid temos 20 leitos clínicos. No HDLEM temos 20 leitos Covid: 10 UTI e 10 Clínicos"   diz ainda Kerrys.


Pela projeção desenhada, se os casos graves continuarem aumentando, especialmente em Eunápolis, onde  os níveis de contaminação  estão acelerados, sinalizando para uma contaminação comunitária, em breve Porto Seguro não terá leitos suficientes para atender à demanda.

Em Porto Seguro, de acordo com o último boletim publicado nesta quinta-feira, 21/5, existem 56 casos confirmados, 24 casos em isolamento, 29 casos revuperados e 1 óbito.


Últimos registros no Estado

A Bahia registra 11.941 casos confirmados de Covid-19, o que representa 17,91% do total de casos notificados no estado e 376 óbitos. Segundo a Sesab, desde o dia 19 de maio 1.309 casos confirmados aguardam validação dos municípios.

Considerando o número de 11.941 casos confirmados, 3.523 recuperados e 376 óbitos, 8.042 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Na Bahia, 1.852 profissionais de saude testaram positivo para Covid-19, segundo o ultimo boletim divulgado pela Sesab.

Com informações Secom Prefeitura de Porto Seguro e Secretaria de Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUCESSÃO EM CABRÁLIA: Loredano diz quem é e a que vem

SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTO SEGURO DESCARTA CASO DE CORONAVIRUS NO MUNICÍPIO.

PEGAS DE SURPRESA PELA CRISE INTERNA DO PSL, LIDERANÇAS DO EXTREMO SUL AGUARDAM A POEIRA BAIXAR.