SUCESSÃO EM CABRÁLIA: Loredano diz quem é e a que vem


Para Loredano, o fato de já ter tornado público o nome do vice, não deixando margem para acordos espúrios na reta final, uma prática da velha política, sinaliza que sua eleição trará novas práticas para a gestão municipal. 

Esta semana, às vésperas do aniversário do município, o blog conversou com o pré-candidato a prefeito de Santa Cruz de Cabrália, Loredano Júnior, que não foge a nenhuma pergunta. A conversa rendeu um interessante perfil do candidato, revelador pra quem ainda não o conhece. Considerando-se já em condição de igualdade com seus principais oponentes, Loredano diz quem é e a que vem. A entrevista foi concedida a Mara Magalhães.

Loredano Aleixo Júnior, 53 anos, é um mineiro de Guanhães, cidade onde ficou até os quatro anos. Depois foi para Governador Valadares, onde viveu a infância, adolescência e o início da idade adulta.  Em 94, já formado e pós-graduado na Faculdade de Direito  do Vale do Rio Doce, mudou definitivamente para Santa Cruz Cabrália,  cidade com a qual já tinha relação antiga,  algumas propriedades e inclusive uma barraca de praia. Em 1996 foi aprovado em concurso público para o cargo de Procurador Municipal.
Casado com Grasielle Aleixo, pai de três filhos (Ian Iuri e Luma), reside no Cais do Porto, na sede do município. É sócio do escritório de advocacia Aleixo Junior Advogados Associados, que atende toda a região.

Filiado ao Partido Verde (PV) desde 2011, foi um dos articuladores da formação do partido em Sta. Cruz Cabrália, junto com Dalmir Benfica e Silvio  Guedes.  Em 2016  Cláudio Xepa foi integrado ao grupo. Em 2012 fez sua primeira tentativa de entrar para a vida pública, integrando uma chapa como vice do médico Paulo Badaró, candidato a prefeito nas eleições daquele ano, vencida por Jorge Pontes. Em 2016, junto com seu grupo, participou do pleito como articulador da eleição de Xepa, o vereador mais votado da história de Cabrália. Agora, em 2020, trazendo Xepa como pré-candidato a vice, Loredano coloca seu nome na disputa  para o Executivo, convicto de poder mostrar uma nova forma de fazer política no município.



Veja a entrevista, sem cortes.

FALAMARA: Ser Partido Verde define uma prioridade para o Meio Ambiente em sua agenda administrativa ou serão contempladas pautas gerais, igualmente importantes?

Loredano/CABRÁLIA: Ser Partido Verde diz que o Meio Ambiente será cuidado com carinho na nossa gestão, como forma de presevar as nossas belezas naturais e o rico patrimônio ambiental, que atrai turistas. Mas a nossa pauta é de melhoria geral em especial na saúde e educação.

FALAMARA: Você acredita no potencial turístico do municipio? Como pensa impulsionar o turismo e o que fará além do que foi feito até aqui?

Loredano/CABRÁLIA: Até aqui nada foi feito. Houve uma tentativa de trabalho diferenciado por parte de Guto Jones, quando secretário de turismo, que foi abortada pela confusão política de 2017/2018 em razão das operações que afastaram o gestor.
Veja você que conseguiram a proeza de não aproveitar em nada os quatro meses de mídia espontânea diária em todo o mundo, em razão da Copa do Mundo 2014, durante a qual recebemos a respeitadíssima seleção alemã. Se fôssemos pagar por esta mídia, teríamos que desembolsar mais de 100 milhões de reais, considerando os valores de minuto de propaganda nos horários de TV. Um bilhão de pessoas assistiram a seleção alemã comemorar a vitória na final, no Estadio Maracanã, fazendo uma dança indígena aprendida aqui como nossos guerreiros e guerreiras Pataxó, e deixamos isso passar em branco. Nenhum dos nossos gestores nos últimos 20 anos demonstrou ter a menor noção de como lidar com turismo. Não conseguiram perceber coisas óbvias. O que diz que vai “virar” a cidade, quando teve oportunidade, ficou tentando imitar Porto Seguro e fez isso muito mal. A identidade de Cabrália é outra. Nossa vocação é o turismo ecológico, turismo étnico, histórico e cultural. Por falta de incentivo, conseguiram acabar com festas típicas maravilhosas, tais como a Chegança e a Réplica da 1a. Missa para citar apenas duas. Substituíram festas lindas e atrativas, de baixo custo, por festas caríssimas que não levam Cabrália a lugar nenhum, fazendo com que continuemos no “limbo” turístico.


Com simplicidade e  idéias muito definidas sobre o turismo e outras questões municipais, o pré-candidato vem se destacando da maioria, que evita falar de propostas e se desvia de assuntos incômodos.

FALAMARA: O que você propõe para uma gestão que promova mudanças reais no município, cumprindo as expectativas e necessidades da população, e não venha a ser uma mera troca de mãos?

Loredano/ CABRÁLIA: A mudança tem que começar na campanha. Se a campanha for viciada, dificilmente o governo não será. Então a proposta é de mudança de postura e de conceitos.

FALAMARA: Você já ocupou cargos públicos por nomeação?

Loredano/CABRÁLIA: Sou concursado e fui Procurador Geral em governos distintos. Por nomeação, ajudei a gestão interina do vice-prefeito Humberto Nascimento em Porto Seguro, durante curto período.

FALAMARA: Você acha que representa uma nova forma de fazer politica?

Loredano/CABRÁLIA: Nossa pré-campanha já demonstra isso. Nosso vice foi escolhido ainda em pré-campanha, não deixando margens para acordos espúrios na reta final. Deixamos claro aos concorrentes que aceitamos todos, menos aqueles que venham com propostas que não sejam republicanas. Em nossa pré-campanha, em momento algum usamos os mesmos métodos da velha política como, por exemplo, denegrir imagens. Ninguém do nosso grupo tem ou teve qualquer problema com a justiça, quando  se trata de questões relativas à responsabilidade com a coisa pública. Toda crítica que fazemos diz respeito à administração e não à pessoa. E sempre indicamos solução. Enfim, nossa própria roupagem já  nos diferencia daquela que conhecemos da política tradicional.

FALAMARA: Qual a sua avaliação sobre as ações de saúde em Cabrália, em relação à crise do Coronavirus?

Loredano/CABRÁLIA: Considerando o desacerto geral de todas gestões públicas em todas as esferas e em todo o país não dá para crucificar “A ou B”. O que sobressaiu nessa crise sem precedentes,  foi a confirmação de que simplesmente  não temos sistema de saúde nem gestores preparados para situações que fujam do normal.

FALAMARA: Você tem dados que apontem para para uma real possiblidade de sucesso nas urnas?

Loredano/CABRÁLIA:  Sim, temos. Na nossa opinião sem desprezar os demais, três forças vão disputar está eleição. O gestor, Baiano e nós. Do primeiro estudo interno que fizemos para o terceiro, a nossa distância  para os dois outros diminuiu consideravelmente. Por poucos pontos já estaremos todos em empate técnico considerando a margem de erro. Porém, considerando a grande rejeição de ambos, apontada pelo levantamento de dados internos, só nós temos margem para crescimento, lembrando que ainda temos quatro meses para o pleito. Daí para novembro, a tendência, na nossa análise de dados, é que a nossa candidatura tenha um crescimento considerável, por conta da baixa rejeição em relação aos outros.

FALAMARA: No caso de ir para uma disputa na reta final com outro candidato, quem você acha que será seu antagonista?

Loredano/CABRÁLIA: A pontuação do gestor está estabilizada faz tempo  o que indica que atingiu seu teto. Baiano, que começou nadando de braçada por representar a única opção contra o prefeito, caiu consideravelmente e continua em queda livre. Assustado com o nosso crescimento, tenta a todo custo diminuir nossa campanha, porque precisa desesperadamente assumir uma gestão pública para mais uma vez resolver seus problemas pessoais. Em princípio, tudo indica que vamos disputar com Baiano, mas ainda vamos ter a variante da questão do registro de candidatura do gestor, o que não vai ser fácil. O certo é que os dois praticamente já atingiram seu limite e só nós temos margem  de crescimento, especialmente considerando o grande número de indecisos. Eles sabem disso, daí estarem assustados.

FALAMARA: Você não acha que estar vinculado a um partido que defende uma agenda de centro-esquerda pode influenciar negativamente o voto? Ou na sua opinião isso não tem importância no contexto municipal e o eleitor vota na pessoa?

Loredano/CABRÁLIA: Nossa agenda é antes de tudo a agenda do equilíbrio, da coerência, da eficiência e eficácia na gestão pública. Todas as pesquisas apontam que o voto da grande maioria dos eleitores é na pessoa.
Desde 2012 o lema no PV em Cabrália é de “Campanha Limpa Governo Limpo”! Nesta eleição pretendemos seguir esse lema à risca. E acho que o eleitor vota em quem confia.

FALAMARA: Porque Xepa?

Loredano/CABRÁLIA: Conheço há mais de 20 anos. O vereador Xepa tem rejeitado propostas normalmente consideradas irrecusáveis, Por isso, é uma pessoa que faço questão de ter ao meu lado na gestão. Pelas demonstrações de lealdade, de firmeza, de coerência com a própria história.
Enfim, eu e Xepa decidimos enfrentar o desafio porque entendemos que não dá mais para ver Cabrália ser tão maltratada por sucessivas gestões, especialmente nos últimos anos.







Comentários

  1. Com Loredano Júnior, Cabrália terá o melhor Prefeito da sua história.

    ResponderExcluir
  2. Com Loredano Júnior, Cabrália terá o melhor Prefeito da sua história.

    ResponderExcluir
  3. Simea Santos Deus te ouça! Cidade precisa muito! Toda vez que estou aí fico pensando exatamente isso, desse Turismo étnico, histórico que poderia colocar Cabrália lado a lado à Porto, e não à margem como é hj.

    ResponderExcluir
  4. 11bet – Profile – Website, SEO, Traffic & News
    11bet is a sports 12bet betting website 11bet that has been providing m88 sports betting tips since 2012. Since 2012, it has been providing sports betting tips for over 400

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo. Em breve responderemos.

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTO SEGURO DESCARTA CASO DE CORONAVIRUS NO MUNICÍPIO.

PEGAS DE SURPRESA PELA CRISE INTERNA DO PSL, LIDERANÇAS DO EXTREMO SUL AGUARDAM A POEIRA BAIXAR.