SESAB SE EQUIVOCA: A hidroxicloroquina de Porto Seguro será distribuída


Fábio Vilas-Boas: Em vídeo recente o secretário anunciava a hidroxicloroquina como parte do protocolo estadual, associada à Ivermectina e azitromicina.  

A Secretaria Estadual de Saúde - SESAB, afirmou em matéria veiculada pelo site Metro1, que "a Cloroquina chegou,  mas Porto Seguro não tem unidade com farmacêutico para receber o remédio e não pode distribuir".


A afirmação da Sesab causou surpresa e inquietação naqueles que vêem no remédio uma esperança contra o vírus chinês.

De acordo com o que o blog apurou, essa informação não procede.

Procurado pelo Fala Mara, o Secretário de Saúde do municipio, Kerrys Ruas, disse ontem, 06/7, que Porto Seguro tem, sim, uma central de Assistência Farmacêutica Municipal com farmacêuticos. "Além dissso, todas as redes de urgência tem farmacêutico, temos uma central na Policlinica  com farmacêutica para dispensação de meficamentos controlados e de alto custo e temos ainda farmacêuticos nos nossos NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Fluxo de distribuição
             
O lote de hidroxicloroquina (40 mil doses) recebido do governo federal chegará às unidades basicas obedecendo o fluxo normal de dispensação de medicamentos praticado pela Secretaria Municipal:

1) Mensalmente são compradas e encaminhadas para todas as unidades as medicações do elenco da Farmácia Básica (remédio de pressão, remédio pra diabetes, analgésicos e antitérmicos, remédios controlados, etc.), que são administradas mediante prescrição e receita médica;

2) A medicação  que não faz parte do elenco da farmácia básica, que são os 7 medicamentos do Protocolo de Porto Seguro para tratamento do Coronavírus (Hidroxicloroquina, Ivermectina ou Anitta, Azitromicinadipirona, Zinco Vitamina D e Vitamina C seguirá o mesmo fluxo  ficando à disposição nas unidades para serem administradas no paciente a critério do médico.

O Secretário garante que o remedio chegará a quem precisa.

"Mas a autonomia do médico em prescrever (seguir ou não o protocolo) é soberana",  finaliza.

Acesso o.link e veja a matéria;

https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/94203,apos-receber-cloroquina-de-bolsonaro-porto-seguro-nao-tem-unidade-para-fornecer-remedio



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUCESSÃO EM CABRÁLIA: Loredano diz quem é e a que vem

SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTO SEGURO DESCARTA CASO DE CORONAVIRUS NO MUNICÍPIO.

PEGAS DE SURPRESA PELA CRISE INTERNA DO PSL, LIDERANÇAS DO EXTREMO SUL AGUARDAM A POEIRA BAIXAR.